Deriva Continental
A teoria da deriva continental foi primeiramente pensada por Ortelius, cartógrafo que, ao observar os mapas do séculoXVI, mesmo muito imprecisos, notou que as costas litorâneas do continente africano e americano pareciam se encaixar.
Essa ideia foi retomada e pensada mais profundamente pelo cientista Alfred Wegener, em 1912, e foi entao denominada teoria da deriva continental. Segundo Wegener, uma única massa continental teria existido (Pangéia) e depois dividiu-se e separou-se. Wegener também notou a presença de estruturas geológicas de clima frio em lugares onde hoje o clima predominante é quente, a semelhança entre os tipos de rochas presentes nas costas sul americanas e africanas e fosseis parecidos nestas regiões.
Supõe-se que no início do período Cretáceo a América do Sul separou-se da África, dando origem ao Oceano Atlântico; o sub continente indiano deslocou-se em direção a Ásia; América do Norte separou-se da Europa e Austrália e Antártida separaram-se depois.
Neste processo que demorou milhares de anos, alguns continentes chocaram-se, formando grandes cadeias de montanhas, como o Himalaia e os Andes.
Por Natalia Torres e Sofia
Nenhum comentário:
Postar um comentário