Andes e Himalia
Como muitos devem saber, a crosta terrestre não é contínua, ela é "recortada" em partes chamadas de placas tectônicas, placas essas que estão sempre se movimentando. Quando há a colisão de duas placas, ocorrem vulcões, terremotos e tsunamis e formação de montanhas. Porém, montanhas só são formadas quando uma placa, mais leve, afunda sob a mais densa, fazendo com que esta se dobre e ocasione tal fenômeno.
Cordilheira do Himalaia |
O Himalaia, localizado em cinco países (Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão) foi formado de tal maneira: a placa indiana, que era unida à África, se encontrou com a placa Euro-Asiática, dando origem a cadeia de montanhas mais alta do mundo.
Cordilheira dos Andes vista por satélite |
A cadeia de montanha dos Andes, localizada na América do Sul, em sua maior parte no Chile, foi originada da mesma forma: a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem a cordilheira com maior extensão do mundo.
Ambas as cadeias são relativamente novas, o que explica suas elevadíssimas altitudes. A colisão de placas que originou o Himalaia teve origem há 70 milhões de anos, durante o período Cretáceo.
Por Natalia Torres e Sofia
Nenhum comentário:
Postar um comentário