Escala Geológica do Tempo
A escala de tempo geológico foi estabelecida a partir da geocronologia, e é uma sucessão de eventos desde o presente até os primórdios da formação da Terra. Essa escala é dividida em: éons (o maior período de tempo, que refere-se à vida), eras, períodos, épocas e idades, e baseia-se nos grandes eventos geológicos do planeta.
No éon mais antigo (Hadeano) os elementos que constituem o planeta encontravam-se sob altíssimas temperaturas. Nesse espaço de tempo o núcleo do planeta foi formado a partir do afundamento de minerais densos, como o ferro. Na superfície as primeiras rochas foram surgindo a partir do resfriamento do magma., também havia o constante bombardeamento sob a terra.
Já no éon Arqueano a costa terrestre foi formada, primeiras chuvas também ocorreram neste éon, formando um oceano muito quente, onde surgiram as primeiras formas de vida: os organismos unicelulares.
O éon mais longo de todos (12 bilhões de anos), Proterozoico, foi onde as rochas e blocos continentais consolidaram-se por causa do resfriamento do magma, no fim deste éon surgiram os organismos multicelulares, ainda nos oceanos.
No início do éon Fanerozoico a vida foi se diversificando, com o desenvolvimento de peixes, corais, moluscos, plantas terrestres, anfíbios e répteis. Muitas espécies foram extintas por conta das frequentes mudanças climáticas. No Período Carbonífero a Pangeia, uma imensa e única massa continental formada pelos continentes, aparecia. No Períodos Mesozoico desenvolveram-se os grande répteis, as aves e as primeiras plantas com flores.
Foi na era Cenozoica que os grandes continentes fragmentaram-se e as grandes cadeias de montanhas surgiram em função disto. As espécies diversificaram-se, ocorrendo o desenvolvimento dos mamíferos e dos seres humanos.
Por Natalia Torres e Sofia
Nenhum comentário:
Postar um comentário