Rochas Magmáticas, Metamórficas e Sedimentares
As rochas compõem a parte sólida do planeta, e geralmente são catalogadas em três: magmáticas, metafóricas e sedimentares. Isso acontece pois as rochas são formadas por um ou vários minerais. Já os minerais são compostos por de elementos químicos, os quais podem ser encontrados na natureza em estado puro, mas normalmente se misturam, formando, portanto, os minerais. Assim, como existe uma série de diferentes minerais, as várias divisões e agrupamentos dão origem a muita rochas, que, para facilitar o entendimento, são divididas nesses três grupos.
Rochas Magmáticas
Granito, rocha magmática intrusiva |
Basalto, rocha magmática extrusiva |
As primeiras rochas magmáticas surgiram a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse tipo de rocha pode se formar de dois jeitos: no interior da crosta terrestre, em um lento processo, a partir da solidificação do magma, sendo chamadas de rochas magmáticas intrusivas (granito); e na superfície da terra, onde elas se consolidam através do contato com a atmosfera, que está fria, pois chegam em estado de fusão na superfície, através de vulcões ou fendas na litosfera. Esse tipo de rocha é denominado rocha magmática extrusiva, e um exemplo é o basalto.
Rochas Sedimentares
Arenito, rocha clástica |
Existem três tipo de rochas sedimentares: as clásticas, formadas a partir do acúmulo de sedimentos de outras rochas (arenito); as químicas, que se formam através de processos químicos, como as estalactites e estalagmites de cavernas; e as orgânicas, que são formadas por restos de origem animal e vegetal (carvão mineral).
Rochas Metamórficas
Quartzito |
Por Natalia Torres e Sofia
Nenhum comentário:
Postar um comentário